Em Fri, 22 Feb 2008 16:57:03 -0400
"Jorge Vilela" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá pessoal!
>
> Estamos trocando de servidor onde trabalho, então resolvi pedir a
> opinião de vocês.
>
> A nova máquina é uma SUN V40 com 8GB de memória.

  Boa máquina. =)

> Os servidores são sempre Debian, então eu queria saber se alguém
> conhece algum bom material sobre tunning do debian para banco de
> dados?

  A maioria da literatura de tuning, principalmente de Oracle funciona
não como os mesmos valores mas os mesmos parâmetros, vale a pena
ler[1]. A parte de HugePages não vem com no kernel do Debian mas não
seria difícil incorporar se enviar um bug report[2] requisitando isso.

> Outra coisa que gostaria de colocar nesse novo servidor é algum
> gerador de estatísticas sobre o desempenho do banco, alguém indica
> algum bom?

   O Cedrus faz um bom trabalho neste sentido[3]

> E por ultimo, alguém indica alguma página boa sobre tunning pro
> postgres?

  Algumas...[][][][]

> Eu já pesquisei um pouco e encontrei bastante coisa sobre estes
> assuntos, mas gostaria da indicação de quem já usa/usou estes
> software e configurações.

  Provavelmente os link que passei você já deve ter lido. O importante
do tuning entender que é uma ajuste fino sem comprometer a segurança o
a administração do ambiente, também é um trabalho de paciência para
interpretar os dados e ajustar com metodologia para entender se as
modificações melhoram ou pioram o ambiente.

Referências:

1- http://www.puschitz.com/TuningLinuxForOracle.shtml
2- http://bugs.debian.org
3- http://sourceforge.net/projects/cedrus/