Em 19/03/08, Osvaldo Rosario Kussama <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Dando uma resumida no problema do encoding (ou, pelo menos, tentando...).
>
> Suponhamos que existam uma máquina servidora e máquinas clientes.
>
> Você tem que determinar qual o encoding:
> - do banco de dados (initdb ou createdb),

Quando criei pelo pgadmin escolhi UTF8

- qual o encoding do ambiente de cada um dos clientes,

Quando crio a conexão sempre escolho utf8

- qual o client-encoding definido (ou presumido) pelo PostgreSQL.

 UTF8

(lembre-se que uma aplicação rodando na máquina servidora comporta-se
> da mesma forma que uma máquina cliente)
>
> Os encodings são compatíveis?
> Eles estão sendo informados corretamente?
> (por. ex: o encoding do ambiente do cliente é WIN1250 mas o parâmetro
> client_encoding especifica UTF8 ==> vai dar problema!)

Bem aí eu não sei, por exemplo: rodando p pgadmin3 no windows definindo a
conexão com utf8 vai dar erro, porque o windows usa WIN1250 ?

Mesmo se desse erro por isso não deveria dar usando o pgadmin no linux, não
é isso  ?

Vou ler o que vc indicou.
--
Silfar Goulart