Ok, irei postar os resultados das análises a noite (ontem eu acabei
aprendendo o uso hehehe)
Realmente, o fs do windows é lamentável e logo não deveria estar tão
mais rápido que o linux.
Te garanto que no meu server slack tem pouquíssimos processos rodando.
O mais pesado o pgsql.
E ambos possuem a mesma quantidade de registros.

E antes de mais nada, muito obrigado pelo interesse e ajuda de todos.