2008/5/25 Nilson Chagas <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olha um amigo já falow certa vez, a escrita não expõe a tonalidade das
> palavras.

Então tudo bem, vamos tocar o barco!  ;-)

Realmente é difícil escrever bem no Brasil hoje, há pouco descobri que
não me ensinaram a escrever direito — isso sendo filho de professores
de português.

> Não quis ser mal-criado ou pré-conceituoso, e citei o DBA em Oracle da
> empresa, veja que foi muito especifico, que é justamente professor de
> modelagem de dados e engenharia de software. Em resposta ao fato de você ter
> pedido para procurar um administrador de dados.

Bom, então por que você pede nossa ajuda?

E em que ele contradiz o que estou aconselhando?  Já adiantando que
conheço até professor da USP ensinando, em livro, a transformar o que
deveria ser uma exceção devida a limitações físicas do SQL como se
fosse melhor prática.

> E sou humilde o suficiente para admitir que não entendi como um campo
> sequencial e chave primaria permite duplicações???

Simples.

Imagine que você tenha uma chave primária campo serial (que na verdade
é um campo numérico inteiro definido com DEFAULT buscando de uma
seqüência automaticamente).

Você pode incluir o mesmo jogo quantas vezes quiser, e o sistema vai
aceitar — simplesmente vai dar um identificador diferente para a mesmo
jogo a cada inclusão.

Por isso a regra é: só use uma chave artificial se realmente
necessário, e mesmo assim declare pelo menos uma outra chave natural.

> Os dois campos citados, Jogo_Numero e Jogo_Adversario, não podem ser chaves

Acho que você não entendeu: não seriam duas chaves, mas uma chave composta.

> e nem tem como eu saber porque haverá pessoas lançando os jogos de epocas
> diferentes.

Isso independe de você saber, a base de dados tem de garantir a
integridade independente de quantas pessoas estiverem fazendo o que
for.

> Sim, o SP já jogou duas vezes no mesmo dia. Coisas de futebol.

Legal, então uma eventual chave deve incluir pelo menos a hora.

> Eu tenho varios outros indices, na busca de uma melhor otimização nas
> consultas.

Não misture os conceitos lógicos e físicos.  Estamos discutindo o
modelo lógico aqui, que lida com chaves; índices são meramente
físicos, não mudam nada no modelo lógico.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat              Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155                 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]