________________________________
> From: mar...@npsistemas.com.br
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Date: Tue, 4 May 2010 19:01:55 -0300
> Subject: [pgbr-geral] RES: Melhorando o desempenho do PostGre
>

> Utilizamos o Postgres na empresa há dois anos,
> em um sistema completo (ERP).
>
> Acontece que de uns tempo pra cá o sistema
> se tornou muito lento. As consultas ficaram lentas. O cadastro de notas
> fiscais
> que antes era bem rápido, agora se tornou muito lento nas pesquisas e nas
> inclusões. Eliminamos todos os problemas de redes e infraestrutura, chegando a
> [...]

Olá Marcio,

Não sei com quantos discos físicos você está montando seu RAID 5, mas
geralmente essa questão de separação de índices e dados é útil quando você tem
os dois no mesmo disco físico, e o hardware não consegue dar conta do grande
número de requisições ao dispositivo, gerando conteção e perda de performance.
No caso do RAID 5, como pode perceber em
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID#RAID_5, os dados são distribuídos entre os
discos físicos, minimizando a questão da contenção em um único disco físico
(mas depende também de quantos discos físicos formam o seu volume).

Talvez o problema possa ser justamente no RAID 5, que dependendo do hardware
envolvido, pode não ser arranjo mais adequado para bancos de dados. Abaixo
segue um documento da Dell comparando o desempenho do RAID 5 X RAID 10 com
Oracle em diversas situações, mas acredito que possa servir também para
PostgreSQL:

http://www.dell.com/downloads/global/solutions/tradeoffs_RAID5_RAID10.pdf?c=my&l=en&s=k12

Outra idéia pode ser verificar qual é a tecnologia dos seus discos físicos
(SATA, SAS, Fibre Channel, etc.) e dependendo da situação, pensar num upgrade.

Marçal de Lima Hokama