Comentários no texto:

Em 11 de julho de 2011 17:50, Leandro DUTRA
<leandro.gfc.du...@gmail.com>escreveu:

> CLIENTE
>
> Péssimo exemplo, visto que essa definitivamente não é uma chave natural
> válida.

O exemplo CPF + NOME como chave natural foi sugerido aqui mesmo neste
tópico, algumas mensagens atrás: "portanto, as chave naturais incluirão algo
mais, como endereço, nome…" Também acho estranho. [1]

> ou
>
> Quase, mas nem sempre.  E muitas vezes por limitações tecnológicas
> arbitrárias, não motivos conceituais válidos.

Na minha opinião, não se trata de limitação tecnológica, mas de regra de
negócio.

> compram
>
> Se é uma definição de negócio, deixa de ser uma chave artificial e
> passa a ser natural.  Aí a única questão passa a ser definir uma chave
> natural alternativa.

Exatamente! Código de cliente e número de pedido nascem como artificiais mas
se tornam, ao adentrar o mundo real, chaves naturais. E mais: estas são
chaves naturais que podem, também, ser chaves primárias. CPF e CNPJ, por
outro lado, podem ser chaves naturais (compostas, se necessário), mas não
são boas chaves primárias pelos motivos expostos anteriormente.

[1]
http://listas.postgresql.org.br/pipermail/pgbr-geral/2011-July/025651.html

Alexsander da Rosa
http://rednaxel.com