Lima, eu acredito que você já conheça a ferramenta pgbench, mas caso não
conheça eu indico ele para lhe ajudar a tomar agumas decisões sobre o
tunning de performance que você esta fazendo.
OBS: Existe outra ferramente chamada JMeter que lhe trará detalhes maiores
sobre a performance, mas o pgbench dá conta...
Baixe o pgbench de:
http://www.westnet.com/~gsmith/content/postgresql/pgbench-tools-0.4.tar.gz

1) createdb -U postgres pgbench template1
2) pgbench -U postgres pgbench -c 10 -T 900
Onde -c 10 equivale a 10 usuários simultâneos! (Coloque aqui o numero
desejado ou o max_connections)
Onde -T 900 equivale a 15 minutos de duração no teste.
3) Anote os resultados e faça novamente as mudanças desejadas no
postgresql.conf
4) dropdb -U postgres pgbench && createdb -U postgres pgbench template1
5) pgbench -U postgres pgbench -c 10 -T 900
6) refaça quantas vezes for necessário para obter o melhor resultado nos
teste, ou seja, quanto maior for o numero do resultado melhor!

Boa sorte.

*Dennys Santos Sobrinho*

Analista, DBA e Desenvolvedor Sênior
Centro de Informática - FAESP-SENAR / SP
(11) 3121-7233 Ramal 1071
*www.faespsenar.com.br*

*Plante, cultive e colha a Paz*.