>  10 horas? Talvez você precise trocar o hardware ao invés de ficar
> sacrificando
>  integridade por um desempenho um pouco melhor.

Pois então, 3 horas para quem tinha 10 horas. Isso que são somente 600 mil
registros, mas acaba trabalhando com várias outras tabelas, Hardware realmente
não é,

Tenho um Dell r710 com 2 Xeon 2.4 16 GB de Ram, com 2 discos Sas de 15 k, em
Raid 1.

>  Sem conhecer o seu cenário fica difícil dizer quais são os parâmetros
>  adequados ou ferramentas mágicas. Um bom modelo ajuda mas o que vejo na
>  maioria dos meus clientes é uma aplicação "burra" (que não pensa no modelo de
>  dados que ela usa) que sacrifica toda performance de um bom hardware.

Claro, entendo, por isso que estou trabalhando para ter a melhor performance,
buscando informações também na lista.
Com o pgtune consegui um bom avanço, testando cada alteraçẽo, após analisando
logs com pgfouine, e trabalhando querys mais lentas.
Mas tenho muito problema com selects demorados, ai pensei que havia algum
parametro legal de se trabalhar em cima.

Bom. mas obrigado pela ajuda até aqui.

Lucas