Em 3 de setembro de 2011 09:08, Bruno Silva <bemanuel...@gmail.com> escreveu:
> Acho que há uma certa confusão, não acho que o objetivo do libreoffice seja
> substituir um SGBD como o Postgres, MySQL ou outros e sim oferecer uma
> alteraniva aos usuários do M$ Acce$$. Que trabalha desta mesma forma.

Você está subestimando o LibreOffice Base.
Ele é *apenas* uma interface poderosa de acesso a dados. Você pode
usar qualquer banco de dados que tenha um driver jdbc com ele, isso
inclui o PostgreSQL.
O que ele guarda nos arquivos odb são:
- ponteiros para os bancos de dados backend (que podem ser vários
diferentes, e nisso é completamente diferente do MS Acess);
- formulários;
- relatórios;
- consultas prontas.

Quando você usa o banco de dados padrão do Base, ele também tem um
backend: um banco HS SQL, que é um SGBD feito em Java.

[]s
Flavio Gurgel