> Date: Fri, 14 Oct 2011 15:39:12 -0300
> From: shan...@nucleo45.com.br
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Subject: Re: [pgbr-geral] NoSQL (era: Configurando Timezones por databases)

> O MySql é muito usado hoje porque notadamente escala melhor em enormes
> quantidades de requisições. Ele consegue isto sendo apenas um
> repositório de dados com o myisan que é muito menos rigoroso com relação
> ao que o modelo relacional exige: restrição de tipos não é levada a
> sério, nada de foreign keys, transações, etc...

O MySQL é o banco mais utilizado no mundo (e como foi comentado anteriormente,
até a Google faz ele funcionar, hehehe), e mesmo após a compra da Oracle tem
apresentado evoluções principalmente no storage engine InnoDB. Ele tem as suas
virtudes.

> [...]
> novo sgdb NoSql [1] ainda mais leve que o Cassandra feito em Scala. Já
> está em produção inclusive e com uma performance incrível, e estou
> falando da performance que o twitter precisa, não a que você acha que
> ele precisa. Eu gostaria de ver o PostGreSql (sim, usei novamente a
> caixa propositalmente, eu gosto dela) escalando horizontalmente em
> centenas de servidores e servindo 100k leituras e 20k escritas por segundo.
>
> O que você tem de bom é conhecer bem o modelo relacional, o que tem de
> ruim é achar que ele é a solução para tudo, conhecer bem significa

O PostgreSQL tem muitas qualidades e uma ampla gama de áreas de atuação, mas
haverá situações em que teremos situações em que um determinadas
funcionalidades serão sacrificadas em detrimento da performance ou outra
característica em que outro banco de dados é superior. Depende muito de cada
situação.

Atenciosamente,

Marçal de Lima Hokama