________________________________
> Date: Wed, 16 Nov 2011 17:38:30 -0200
> From: marl...@emater.mg.gov.br
> To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
> Subject: Re: [pgbr-geral] Script está demorando muito no PostgreSQL
>
> Eu rodo o firebird no computador hp, processador amd dual core 64 bits;
> 2,59 GHZ 1,75 MB ram com o xp
> O Postgresql está num Dell 64 bits 4 nucleos 2,5 GHz; 32 MB de ram com
> o Ubuntu 10.10

Marllos, sugiro a leitura desta parte do manual do PostgreSQL, que trata
justamente sobre grande quantidade de INSERTS para popular um banco de dados:

http://www.postgresql.org/docs/8.4/static/populate.html

ainda, segue abaixo o link para uma página mostrando como montar os INSERTS
para serem mais rápidos, caso não consiga usar o comando COPY:

http://kaiv.wordpress.com/2007/07/19/faster-insert-for-multiple-rows/

Marçal de Lima Hokama