Em 17-11-2011 16:22, Marllos escreveu:
> Usei agora o psql na minha máquina mais simples
>
> psql -U postgres -q banco < arquivo.sql
>
> E o resultado foi muito mais rápido:
> *1 min e 49 s* na minha máquina HP
>
> Eu só não gostei foi que o Firebird continua na frente:
> 0 min e 41 s na minha máquina HP.

        Que bom que a dica serviu. Dada a diferença de valores e o tamanho do
seu script que é apenas 30 MB, eu sabia que o problema não era o
postgresql e sim o pgAdmin que está tentando fazer parse do script antes
de enviar, é ele quem estava atrasando o processo.

        Bem, a utilização normal de um sgdb não é através de scripts de carga
inicial de banco de dados, então essa diferença de tempo não deveria ser
considerada, o postgresql pode atrasar mais para criar o banco de dados
porque o faz em vários arquivos ao invés de apenas 1 como o firebird,
mas isso será compensado em performance no uso normal do sistema.

        No uso normal, o postgresql será sem sombra de dúvidas superior ao
firebird e aí sim, as informações de tunning que os colegas postaram na
lista possam interessar para melhorá-lo ainda mais.

        Abraço,

--
Shander Lyrio
http://about.me/shander