> Independente do COPY ou dos INSERTS.
> COPY é mais rápido que INSERTS? Sim.
>
> Com COPY vai ficar mais rápido que no Firebird? Depende.
> Depende do hardware todo, máquina, CPU, memória, discos, índices, etc.
> Depende do tuning.
>
> O Firebird por padrão é inseguro, não faz os fsyncs. Precisa montar
> discos com noasync para garantir. Já perdi bancos Firebird por isso, e
> os desenvolvedores dizem que a culpa é do kernel do Linux.
>
> Pra "comparar" (injustamente) o PostgreSQL com o Firebird, tem que
> botar o PostgreSQL em modo inseguro, desligando o fsync.
> [...]

Muito obrigado a todos......... pelas dicas e sugestões.

Só um detalhe eu não queria comparar Postgresql e Firebird, para saber que
é o melhor ou o mais rápido, como eu disse no primeiro post. Nem entendo
muito de banco de dados para isso. O problema era um script, executado num
servidor (local) que estava demorando muito............... O Firebird era
apenas uma comparação (como diz a Concessa). Quero incentivar o pessoal
daqui da empresa a mudar para o Postgresql. O grande problema são as mais
de duzentas procedures para 2 ou 3 pessoas converterem...