Cesar,

Você deve responder a outras perguntas: qual a criticidade do seu ambiente?
24X7? Qual a previsão de crescimento do seu ambiente?

Para se ter um ambiente ideal, dependemos de várias variáveis. Para se ter
uma idéia, tudo pode ser feito utilizando apenas um servidor para cada
tarefa (produção e desenvolvimento).

Por mais que o servidor de produção seja um "baita" servidor, nem sempre
conseguimos ter um idêntico para ser utilizado como testes /
desenvolvimento.

Então tudo deve ser levando em consideração para chegarmos a um modelo
ideal.

Att.

Danilo