2012/2/17 Shander Lyrio <shan...@nucleo45.com.br>:

>        E você consegue então algum exemplo? sem ser de entidade com chaves
> naturais óbvias como Tipo Pessoa ou Estado?

Como o colega havia colocado na mensagem original, login.  Eu
acrescentaria número de ponto, por exemplo; código do IBGE para
localidades; códigos ISO para línguas, dialetos, territórios e
subdivisões dos mesmos.

>        Você consegue pensar em algum tipo de relatório, em que seria
> importante ter o RG sem ter o nome da pessoa?

Sim, vários.  Mas considero mais interessantes os casos com endereços
de correio eletrônico, nomes de usuário, códigos ISO para línguas e
territórios…

>        São muito raros os casos, mas muito raros mesmo os que eu consigo
> pensar que não precise de junção. Portanto entendo que o argumento de
> necessitar de junção não vale para escolhas de chaves naturais ou
> artificiais, já que a não necessidade no caso das chaves naturais são
> exceção e não regra.

Essa generalização é que, na minha experiência, é exagerada.