Tá OK, relembrando o post inicial do Mont, não considero a não
funcionalidade(embebed) de um SGDB como deficiência.
Sem eternas discursões sobre isso, conclui-se que o programador, que
pretende usar o banco de dados PostgreSQL, vá tirando o
cavalinho da chuva em usá-lo para pequenos projetos de somente uma máquina,
sem necessidade de um "serviço" rodando para gerenciar os dados.
Nesse caso, eu e somente eu, acho que é inconveniente somente ter de usar,
conforme o Matheus disse, "outra sintaxe, modelo...".
Dutra, não me entenda mal, mas, talvez por trabalhares em situações
críticas de BD's, suas respostas sempre soem excessivamente críticas, sem
empatia com a simplória necessidade alheia. Entendo seus argumentos dentro
do contexto que estás a pensar. Mas, existe um universo de situações que
fogem à realidade de grandes projetos. Entretanto, também entendo que por
decisão dos desenvolvedores, não é foco pegar um projeto como o PostgreSQL,
que é robusto para as situações em que você e muitos outros devem passar
todo dia, e focalizar num projeto embebed que, por definição, é para
pequenos projetos, se comparados a um SGDB.

Anselmo M. Silva