2012/5/20 Anselmo Silva <anselmo....@gmail.com>

> Tá OK, relembrando o post inicial do Mont, não considero a não
> funcionalidade(embebed) de um SGDB como deficiência.

Sim, por isso está no TODO do PG que eles não querem isso de forma alguma...

> Sem eternas discursões sobre isso, conclui-se que o programador, que
> pretende usar o banco de dados PostgreSQL, vá tirando o
> cavalinho da chuva em usá-lo para pequenos projetos de somente uma
> máquina, sem necessidade de um "serviço" rodando para gerenciar os dados.

Pequenos projetos tudo bem, acho que o problema é quando roda-se em
máquinas muito heterogêneas e sem muita manuntenção.

Nesse caso, eu e somente eu, acho que é inconveniente somente ter de usar,
> [...]
> críticas de BD's, suas respostas sempre soem excessivamente críticas, sem
> empatia com a simplória necessidade alheia. Entendo seus argumentos dentro
> do contexto que estás a pensar. Mas, existe um universo de situações que
> fogem à realidade de grandes projetos. Entretanto, também entendo que por
> decisão dos desenvolvedores, não é foco pegar um projeto como o PostgreSQL,
> que é robusto para as situações em que você e muitos outros devem passar
> todo dia, e focalizar num projeto embebed que, por definição, é para
> pequenos projetos, se comparados a um SGDB.

Eu e somente eu, concordo...=D

Só pra concluir, já tive caso onde iniciei um projeto em SQLite, só para
ter um protótipo rápido para mostar ao cliente (devia rodar sem instalar)
chegando a ser usado (para testes) por vários usuários, e, depois, claro,
passamos para o PostgreSQL (quando aprovado o sistema, não a arquitetura),
como a sintaxe básica é a mesma, essa migração foi instantânea (e a partir
disso abandonamos o SQLite e passamos a usar as funcionalidades somente do
PostgreSQL).

Matheus de Oliveira