Dutra:
Usei a uma distribuição padrão da Debian.
Se faço a instalação do PostgreSQL a partir do repositório do SO, é
instalada a versão 8.4 que vem sim com esta biblioteca disponível e
funcionando. Porém esta versão não possui uma série de recusos que eu
utilizo, nativamente do 9.0.

Euler:
executei o comando que você me solicitou e ele trouxe a seguinte resposta:
pg_config --configure
'--prefix=/opt/postgreSQL-9.0' '--with-python' '--with-perl'

em uma seção do psql fiz também o comando:
postgres=# CREATE LANGUAGE plperl;
ERROR:  could not access file "$libdir/plperl": Arquivo ou diretório não
encontrado
STATEMENT:  CREATE LANGUAGE plperl;
ERROR:  could not access file "$libdir/plperl": Arquivo ou diretório não
encontrado

a instalação padrao pelo aptitude install apenas tem esta versão disponível:
postgresql-plperl-8.4

Até então agradeço o empenho de vocês!
Atenciosamente, Rieg