On 12-07-2012 17:01, Euler Taveira wrote:

> Não use a versão que vem com o Debian. Particularmente, eu só uso o pacote da
> própria distribuição se (i) é uma política do cliente ou (ii) há uma
> dependência de outros softwares na libpq (por exemplo, um LAMP). Se a
> instalação é simples (o servidor é somente para banco de dados), eu sempre
> compilo o PostgreSQL. É simples e fácil de instalar. Acho que o Debian
> complica muito ao tentar suportar múltiplas versões do PostgreSQL na
> distribuição.

Oi Euler, eu acho que você está mais ou menos certo.
Compilar o PostgreSQL realmente é moleza: só depende da zlib e da
readline (opcional) gcc e make na máquina.

Todavia, para cada extensão, muitas dependências são necessárias: para
utilizar plperl (que eu uso *muito*) precisa ter o próprio perl e alguns
módulos CPAN, por exemplo. E essa é uma das "fáceis".

A dificuldade que o colega teve com o pacote do backports eu não
entendi. Eu mesmo uso o backports direto no Debian Squeeze em vários
clientes e nunca enfrentei problemas de dependências. O apt cuida bem
disso e o cara que empacota no Debian faz um trabalho realmente muito bom.

Alguns clientes não ligam de compilar, mas dois ou três ambientes de
produção pesados já reclamaram comigo que *não* querem ter ferramentas
de desenvolvimento no servidor, então não deixam instalar make e gcc,
nem as bibliotecas -dev. Aí vou de debian-backports, rpmforge, openscg, etc.

Pergunto ao João Paulo: que procedimento usou para instalar no Debian?
Realmente, para instalar o PostgreSQL 9, será necessário atualizar a
libpq. Mas ela *também* está no backports. É só resolver a dependência,
eu uso aptitude e ele faz isso numa boa.

Ah sim, e depois de instalar o pacote postgresql-plperl não é necessário
o CREATE EXTENSION. É só ir direto no CREATE LANGUAGE e feito.

[]s

Flavio Henrique A. Gurgel
Consultor e Instrutor 4Linux
Tel: +55-11-2125-4747