Em 18 de julho de 2012 20:25, Edson - Listas <edson...@gmail.com> escreveu:
> Olá Tiago,
>
> Poderia dar mais detalhe, de como usar o pg_dump sem dados com o KDiff.

Basicamente, você precisa ter um controle de demandas (sobre o que é
criado). Crie um planejamento de versões e releases do modelo, assim
como você faria para um software aplicativo. A cada versão/release que
contenha alterações no modelo, você gera um arquivo sql com "pg_dump
-s -F p ..." contendo todo o código necessário para recriar a
estrutura do banco de dados com todos os esquemas, e, versiona este
arquivo em pastas ou com o auxílio de alguma ferramenta tal como SVN,
CVS, Source Safe, ClearCase, etc.

O KDiff entra na brincadeira apenas para mostrar a diferença entre um
arquivo e outro, remetendo-se à diferença entre uma versão/release e
outra. Você pode usar outro se quiser.

Lembrando que desta forma, você apenas "identifica" quais foram as
diferenças, para propósitos de consulta e rastreamento de mudanças. No
caso de gerar diferenças em formato SQL, somente com uma ferramenta
específica. No post anterior eu citei SQL Power Architect.

Um pitaco adicional: já passei por diversas discussões a respeito
(inclusive com o meu amigo Rodrigo Della Justina com o qual tive o
prazer de trabalhar em 2 empresas diferentes e também participa da
lista). Em todos os casos, se o propósito é criar um script de
diferenças para atualização de esquema/modelo bancos de dados, a
melhor alternativa na minha opinião é criar os scripts "na unha",
respeitosamente codificados para cada demanda/case concluído. Ao final
de cada versão/release, no momento de agrupar, é preciso validar todos
os scripts para deixá-los coesos e não fazer com que um desfaça o
outro. Talvez o pessoal aqui na lista conheça melhores opções para
tal, mas acho que isto seja assunto para outra thread.

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com