> O email apesar de único não pode ser obrigatório.

Uma imagem nunca dará todas as informações, do tipo ‘por que não
pode?’.  De qualquer maneira, parece um modelo muito ruim esse, mas
aqui não é o lugar para explorar todos os problemas potenciais.

Como eu disse, em último caso uma chave única com todos os atributos
não artificiais.

Mas pense pelo outro lado: se não houver uma chave natural (mesmo que
composta e não a primária), como evitar a duplicação de dados?  Se
houver alguma lógica de programa aplicativo que evita duplicações,
essa lógica deve ser analisada e implementada declarativamente como
uma restrição de integridade, que nada mais é que uma chave natural,
seja composta ou simples, seja primária ou alternativa.

> Pessoalmente eu acho que não se pode generalizar tal coisa, cada caso é um
> caso.

Ciência se faz com generalizações, também chamadas de teorias.  Se
houver alguma exceção relevante, expande-se a teoria para dar conta da
exceção.  Não há espaço na Informática para ‘pessoalmentes’; todos
esses ‘achos’ devem ser analisados, criticados, e ou formalizados na
forma de conceitos, ou rejeitados.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org