Em Sáb, 2015-04-18 às 14:43 -0300, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA
escreveu:

> Um editor de textos decente, com o SQL::Fairy ou o pgAutoDoc.
>
> Só para lembrar, apesar dos nomes e propagandas as ferramentas que se
> dizem de modelagem geralmente são apenas de diagramação, e acabam sendo
> contraproducentes para modelar; muita gente mais experiente prefere
> escrever o código SQL e gerar os diagramas automaticamente.

Entendo... Criar as tabelas e suas restrições e relacionamentos é até
tranquilo, mas acho que na hora de se criar outros "elementos" ficaria
meio complicado. Tipo, geralmente na hora de criar uma função, uma view,
ou qualquer coisa que você criar após as tabelas estarem prontas, fica
complicado se você precisar de algumas informações da qual você não
lembra de pronto, tipo, qual o tipo de dado você definiu para um campo X
na tabela Y.
Procurar essa informação em um arquivo de..... sei la..... 700 linhas de
código é osso. No diagrama você teria uma representação gráfica de tudo,
ficando muito mais fácil encontrar. Por mais que o editor tenha recursos
para localizar palavras através de regex, acho que ainda não seria tão
prático quanto.
Na verdade acho que o problema das ferramentas de modelagem está no fato
de não existirem opções descentes para PorstgreSQL, principalmente
livres. O SQL Server tem sua ferramenta de administração front-end, e é
onde os DBAs MS desenvolvem seus projetos.
Mas eu não tenho problemas em sair na mão com o editor não, até porque
como estou escrevendo essa aplicação em python, já estou acostumado ao
"trabalho braçal". Só fico pensando se caso eu resolva mandar o
"modelador" pro inferno e partir pra unha não terei perda de
produtividade.
Eu sou novo no PostgreSQL, tento desenvolver nele como em sempre fiz no
SQL Server. Qual é o roteiro que vocês mais habituados com ele seguem
para modelar uma base de dados? Tipo escreve o script inteiro na unha,
funções, view, etc, e depois roda o código e corrige os possíveis erros?
Ou modelam por partes, tipo, escreve o script das tabelas, restrições e
relacionamentos, roda, depois cria scripts individuais para as funções,
view, e as roda separadamente?