> Entendo... Criar as tabelas e suas restrições e relacionamentos é até
> tranquilo, mas acho que na hora de se criar outros "elementos" ficaria
> meio complicado. Tipo, geralmente na hora de criar uma função, uma view,
> ou qualquer coisa que você criar após as tabelas estarem prontas, fica
> complicado se você precisar de algumas informações da qual você não
> lembra de pronto, tipo, qual o tipo de dado você definiu para um campo X
> na tabela Y.

Uai, qualquer editor decente faz isso, principalmente se tiver um modo
tipo IDE.  Se esse IDE tiver interface com a base de dados, então…

> Procurar essa informação em um arquivo de..... sei la..... 700 linhas de
> código é osso. No diagrama você teria uma representação gráfica de tudo,
> ficando muito mais fácil encontrar. Por mais que o editor tenha recursos
> para localizar palavras através de regex, acho que ainda não seria tão
> prático quanto.

Pelo contrário, um bom editor torna isso muito mais fácil que um
diagrama.  Diagrama só é prático para modelos muito simples e
pequenos, que dificilmente se encontram na prática.

Acho que teu problema não é falta de ferramental, é nuca ter visto
alguém usar um ferramental legal, como a combinação do SQL Mode do GNU
Emacs com LaTeX, Literate programming (p. ex., noWeb) e pgAutoDoc.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org