> vamos por partes:
>
> -    Esta consulta foi feita a analize no pgadimIII
> -    Mas no aplicativo esta consulta é muito lenta quando não trava o
> aplicativo, sendo que tem somente 1500 registros.
> -    Estava funcionando normalmente sem problemas no aplicativo sendo que
> uso o listview no vb2010
> -    Instalo em outro computador e funciona normalmente.
> -    É o segundo caso que isso ocorre, no primeiro troquei o computador e
> funciona normalmente, com novos registros.
> -    Nos dois casos utilizam o windows 7.

Não me parece que seu problema está no banco então. Você chegou a medir
todos os tempos pela aplicação? Tempo de execução da query no banco, tempo
de transferência para a aplicação, tempo de renderização, etc.

E de qualquer forma o índice sugerido ainda ajuda. E continuo mantendo as
práticas ruins vistas anteriormente. É uma aplicação web ou desktop? O
resultado é trazido todo de uma só vez ou usa-se um cursor? Apenas esta
consulta está gerando problemas?

Matheus de Oliveira
Analista de Banco de Dados
Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!