[…]
> MemCached, TitanDB entre outras todas são consideradas noSQL.

Claro que não.  Memcached é apenas um mecanismo para acelerar o acesso
físico a dados, independentemente do modelo, como o nome já indica:
MEMory CACHE Daemon, ou serviço de cache de memória.

> Essas
> aplicações vieram resolver diversos limitações que atualmente assolam o SQL,
> principalmente pela norma ACID.

Mito.  Acid e SQL são ortogonais.

> Existem vários tipo de noSQL:
>   * Hash (Dynamo, Memcached)
>   * Grafos - (TitanDB)
>   * Documentos  (MongoDB, CouchDB)
>   * Multicolunar (HBase, Bitable)

Todos prerrelacionais, reempacotados para a nova ignorância do século XXI.

> Todos eles são schemaless o que não obriga estruturação seguindo algum
> modelo como no caso do relacional. Basicamente vc cria a aplicação e vai
> salvando os dados, depois vc se preocupa  com o que estão salvos.

E aí vêm as limitações.  Leia o artigo do EF Codd.  Ele já aponta
problemas e soluções em, se não me falha a memória, 1969 (mas acho que
a primeira versão pública é de 1971).  Algo como _Large shared data
banks_.

> Situações onde é mais necessário gerar relacionamento

O que é trivial no modelo relacional (embora o nome se refira a
relações matemáticas, que diferem de relacionamentos que são
implementados as restrições de integridade relacional).

> igual na amazon onde
> "clientes que visualizaram isso, também visualizaram aquilo." é muito
> complicado de montar quando tem que ser para vários clientes simultaneamente
> - haja memória - Neste caso um banco de grafos como o TitanDB, seria a
> melhor solução.

Não, foi uma melhor solução para alguns casos muito específicos com a
tecnologia da época.  Muitos desses casos já estão cobertos, com as
vantagens inerentes ao modelo relacional, nas últimas versões do
PostgreSQL, e com muito mais maturidade que qualquer NoSQL.

> É provável que o relacional, nunca seja substituído. Porém, muitas dessas
> ferramentas já estão adicionando partes da ACID em suas soluções. E se
> formos pensar bem, são poucas a empresas que realmente dependem de toda a
> ACID.

Isso é absolutamente falso.

> O difícil está sendo convencer alguns gerentes a saírem do mundo relacional,
> e migrarem para novas tecnologias. O medo de trocar fazer uma troca dessa
> magnitude é grande, porém as vantagens são imensas, principalmente
> velocidade e diminuição de custos quando na nuvem.

Para de exibir sua ingenuidade!  Mil perdões, mas é isso.  Aprenda
relacional primeiro.

> Minha startup mesmo, migrou do Postgresql para o MongoDB, devido algumas
> necessidades específicas do modelo de negócio. Tive muitas melhorias até o
> momento.
> Sei que é difícil dizer isso, pois o Postgresql é como um irmão, cresceu
> comigo. Mas é preciso mudar as vezes.
>
> De qualquer forma, acho muito valido analisar o modelo de negócio, entender
> os tipos de noSQL e aplicar um MVP (produto minimamente viavel). Resultado
> agradou, migra. Ponto final.

E depois sofre as conseqüências da inexperiência e da falta de
conhecimento.  Ponto e vírgula.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org