On 06-11-2015 08:15, Rogério F.Santo wrote:
> So para deixar claro os termos usados como todo termo é usado diante de
> contexto e uma literatura e bom saber isso antes de apontar falhas. No
> caso dados não estrurados a que me refiro e o que consenso entre os
> grandes players de mercado e no caso são documentos, vídeos,  fotos e
> etc coisas que se você quiser quardar em 8m banco diretamente você teria
> um campo blob e não acho que alguém queira fazer um Where em um blob.

Só para constar, o PostgreSQL é tão extensível (e isso é algo
maravilhoso) que é possível sim fazer um "where" em um blob... veja essa
extensão "ImgSmlr – similar images search for PostgreSQL" [1].

Não estou dizendo que vc "tem que fazer isso"... só exemplificando que o
PostgreSQL tem capacidades excepcionais de extensibilidade que se por
acaso existe alguma necessidade específica e ele não implementa, então
vc pode ir lá e implementar.

> Os nosql em geral funcionam melhor com estes dados e tem implementação mais
> fácil.

Não creio que armazenar documentos (aqui vc não se referiu a JSON né?),
vídeos e fotos seja o "grande" diferencial do NoSQL. Digo porque os
relacionais já fazem isso há décadas. Mas não estou dizendo que os
relacionais fazem isso bem, até porque existe um cara chamado
"filesystem" que foi projetado pra lidar de forma estruturada com esse
tipo de informação. Não quero gerar <flames> ok!

> Os relacionais para suprir este problema implementam o full text
> sach mas nem todos ainda possuem está características.

Lidar com "blobs" e "FTS" são coisas distintas não?

> E por favor toda
> estrutura de dados tem um algoritmo mas eficaz para realizar buscas
> sobre elas. Acho que deixei bem claro estar falando do algoritmo e não
> dá forma como eles são organizados no banco.

Com certeza, e por isso podemos confiar nos relacionais porque são
décadas de aperfeiçoamento nos algoritmos para lidar com heap, btree,
rtree, hash, gin, gist, etc.

IMHO JSON é uma estrutura de dados relativamente nova e creio que seus
algoritmos ainda tem muito a evoluir, e cada implementação tem feito
isso pouco a pouco, seja o MongoDB (e outros) e o próprio PostgreSQL.

Att,

[1] https://github.com/postgrespro/imgsmlr

--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento