On 12-11-2015 10:15, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:
por que tiro no pé?
Porque, por definição, o NoSQL é apenas um outro nome para
prerrelacional, portanto inferior (a não ser para situações muito, mas
muito específicas mesmo).

Óia eu não ia me pronunciar nesta thread... kkkkk... já que há alguns anos atrás tive esta mesma discussão e chegamos neste mesmo resultado. E isso não é ruim!

Só para explicar aos outros mais novos na lista que o que eu não disser aqui e que o Dutra já disse, quer dizer que concordo com ele.

Único ponto que discordo é a palavra "portanto", mas entendo a preferencia dele pelo modelo relacional, acho as ferramentas podem coexistir e serem consideradas de primeira linha. Claro que temos umas ferramentas "mais" universais que as outras, como o PostgreSQL caminhando para trabalhar com dados JSON muito bem como os famosos NoSQL e assim eu como desenvolvedor não trocaria o postresql por nada, a não ser em situações específicas mas não antes de abrir uma RFC com a equipe de dev do postgresql.

Atualmente utilizo o Riak como cache persistente, um termo cunhado por nós para os nossos dbas de software comercial aceitarem algo além de sql server e oracle em nosso ambiente e ainda por cima mantido por eles. ;-)

A questão da escolha foi a base de dados totalmente desnormalizada e ruim, fruto de 20 anos de falta de manutenção corretiva/evolutiva e a necessidade de entregar dados mais rapidamente. Utilizamos o Riak por motivos de garantias de persistencia de dados em cluster, built-in e a velocidade para chave-valor que queríamos. Hoje conseguimos entregar dados para os servidores web em 17,3ms e chegando em alguns caso em 2,7ms.

Fator de não utilizarmos o postgresql para esta função, já que ele dá conta perfeitamente, o bloqueio mental que nossos dbas tem pois eles não admitem algo que eles julguem pior no ambiente deles, mesmo provando por A + B que é melhor e igual em 99,9% das situações do dia a dia e que nos 0,1% em que o software proprietário é melhor o negócio pode absorver a "demora" ou possível ineficiência do postgresql. Mas meu estoque de paciência para lidar com FUD já se acabou a muito tempo.


Nada contra ao Dutra, somente contra ao uso das palavras "portanto inferior", "EU" gostaria que tivesse sido: portanto irmãos ou portanto mais antigo... hehehehehehe...

Abraços


_______________________________________________
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

Responder a