> Único ponto que discordo é a palavra "portanto", mas entendo a preferencia
> dele pelo modelo relacional, acho as ferramentas podem coexistir e serem
> consideradas de primeira linha. Claro que temos umas ferramentas "mais"
> universais que as outras

Antes que isso: o modelo relacional é universal.  A contribuição real
dos NoSQL se restringe a implementações físicas que ainda não tinham
sido incorporadas ao SQL, mas o estão sendo e em grande parte já estão
disponíveis como tipos PostgreSQL.

> como o PostgreSQL caminhando para trabalhar com
> dados JSON muito bem como os famosos NoSQL

Já trabalha com JSon e outros tipos, geralmente melhor que os infames NoSQL.

> A questão da escolha foi a base de dados totalmente desnormalizada e ruim,
> fruto de 20 anos de falta de manutenção corretiva/evolutiva e a necessidade
> de entregar dados mais rapidamente. Utilizamos o Riak por motivos de
> garantias de persistencia de dados em cluster, built-in e a velocidade para
> chave-valor que queríamos. Hoje conseguimos entregar dados para os
> servidores web em 17,3ms e chegando em alguns caso em 2,7ms.

Já olhou o chave-valor do PostgreSQL?

> Fator de não utilizarmos o postgresql para esta função, já que ele dá conta
> perfeitamente, o bloqueio mental que nossos dbas tem pois eles não admitem
> algo que eles julguem pior no ambiente deles, mesmo provando por A + B que é
> melhor e igual em 99,9% das situações do dia a dia e que nos 0,1% em que o
> software proprietário é melhor o negócio pode absorver a "demora" ou
> possível ineficiência do postgresql. Mas meu estoque de paciência para lidar
> com FUD já se acabou a muito tempo.

Aí é triste, não dá para ser feliz…

> Nada contra ao Dutra, somente contra ao uso das palavras "portanto
> inferior", "EU" gostaria que tivesse sido: portanto irmãos ou portanto mais
> antigo... hehehehehehe...

Você só vai entender o porquê da inferioridade quando ler (e entender)
o artigo original do Codd, ou um dos vários resumos do modelo
relacional publicados por exemplo pelo Date.  Como sempre digo, no
Brasil é raro quem ensine modelo relacional; geralmente as pessoas
entendem mal o SQL e acham que esse malentendido sobre o SQL é a
essência do modelo relacional.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org