On 28-11-2016 09:16, Fernando Franquini 'capin' wrote:

> [...]
>     a execução.
>     Seu autovacuum está ligado ?
>     Faça :
>     SHOW autovaccum;
>     Pode ser que seu dba anterior tenha deixado desligado por algum motivo.
>

> Sim, está desligado por opção, pois chegaram a conclusão que o
> AUTOVACUUM durante o dia atrapalha (devido o tamanho das tabelas - Mas
> ainda quero realizar uma alteração a acompanhar isso um dia), por isso é
> feito VACUUM em algumas tabelas principais durante a noite (porque é
> mais rápido) e VACUUM FULL no final de semana, sim, temos essa janela.

Esse é um equivoco comum... desligar o autovacuum é, na maioria dos
cenários, pior do que manter ligado. Dê uma lida nesse post da CitusData
que nosso colega Sebastian gentilmente traduziu para pt-br [1].

Vc precisa entender que tabelas que geram muitas tuplas mortas (por
DELETE/UPDATE ou INSERT cancelado) o autovacuum deve ser mais agressivo,
ou seja, executar com mais frequencia... a idéia é que ele fique "sempre
rodando rapidamente" na tabela... e não o contrário.

> <..corte..>
>
>     Isso não é um problema, é apenas uma estatística sobre como seu
>     banco usa uma tabela.
>

> Opa, blz então. Se fica somente na estatística, pode prejudicar a
> utilização dos índices, certo?

Essa estatística que o Flávio mencionou não influencia diretamente nos
planos de execução, se esse é seu receio. Que usa essa informação é o
próprio "launcher" do autovacuum, mas também pode ser usada por sua
ferramenta de monitoramento preferida para acompanhar os picos de mais
"lixo" deixado pra trás em determinados objetos... uso muito essa
informação para auxiliar no tuning do autovacuum.

Att,

[1] http://swebber.me/blog/2016/11/14/autovacuum-nao-e-o-inimigo/

--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento