Esse primeiro problema eu resolvi, mudei ele de torre..., mas me aconteceu o
mesmo, com pior qualidade, e a uns 300 metros da torre 3.Coloquei uma antena de
12,5 aquarius, e um wap254 c/ firmware da aprouter, o sinal ficou a 38( por
falar nisso, como seu a qualidade d sinal, tem um lugar q marca, 38(-69dmb), o
q e o 69?? o q tenho q cuidar? 69 e o RSSI???Velocidade lenta, e pq controlo a
banda no cliente e coloquei 300Kbps, e ele faz download a 10KB, e nao e o
servidor onde estou pegando., dae troquei para uma torre mais perto, que pegou
um sinal um pouco menor, achu q foi 29, e ai ficou legal.Começamos agora, nao
temos muitos clientes, estamos com 25 clientes agora, em 2 semana d
funcionamento.Controlo banda no cliente, nao tinha nenhuma arvore na frente.
Vou colocar 30 cliente no maximo em cada cartao do AP2000, nao uso placa direto
no PC, no maximo 2 metros de cago RGC213, mais geralmente vai a caixa e o
PigTail.Esse cliente em questao, q esta a 300m da torre, dou o seguinte
comandoping 172.21.3.26 -t - gateway da maquina dela, perde alguns
pacotes..ping 172.21.3.26 -t -l 1450 -f - Perde uma porrada d pacote.PS: Tem
uma torre de celular perto dessa pessoa.Sobre o ACK, tenho a ligacao das torres
em 5.8, coloquei a distancia e ele ja calculou o ack, mas como fazer isso no
Aprouter?? q nao tem calculadora pro ACK.Gostaria de saber bem, sobre o lance
de Sinal, RSSI, aquele bendito -69dbm, como saber se esta tudo
OK..att.WillianTo: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Fri, 13 Apr 2007
10:09:01 -0300Subject: Re: [provedores-brasil] Duvida com enlace.

            Tem várias variaveis que entram na questão.

Uma que pouca gente conhece é sinais de radio cruzando com o seu. Sei que
não tem como vc fugir de cruzar sinal com terceiros, mas dentro da sua
propria rede é interessante. Faça um mapa com o GPS ligando o ponto de cada
cliente ao ponto da torre para saber exatamente o que cruza com o que.

Segundo, distancia influencia sim, tem um parametro configuravel apenas em
alguns radios chamado ACK timeout (no firmware da AProuter tem) que por
padrão nos 802.11 interfere de acordo com a distancia. Isso ai funciona + ou
- assim. Um radio fala "estou aqui" e o outro tem q escutar isso dentro de
um tempo X, se ele não escutar, ele acha que o canal de comunicação está
livre e que ele pode transmitir, (enquanto o outro radio está transmitindo,
mas o primeiro aqui ainda não escutou) o que resulta em 2 radios
transmitindo ao mesmo tempo que é igual a colisão de pacotes. (talvez tenha
ficado meio confuso ai em cima, não sou muito bom pra explicar isso)

O que você chama de velocidade lenta?
Quais os planos de velocidade você vende ? Em qual está a maior parte dos
seus clientes ?
Você faz controle de banda dos seus clientes ? Onde na rede é feito este
controle (direto no radio do cliente, na DMZ, um equimento no meio do
caminho, etc.) ?
Como é a visada deste cliente ? tem alguma arvore na frente ? (acredito que
você não tenha ideia do que um coqueiro no meio do caminho é capaz de
causar) tem algum tipo de radio potente por perto ou no meio do caminho ?
(por radio potente considere, Torre de celular (não todas mas algumas tem
radios com potencia superior a 10W e mesmo em frequencia diferente acaba
gerando um campo onde o sinal não passa muito bem) transmissores de AM, FM,
TV, etc)

Quantos clientes você coloca por Access Point ?

Os clientes usam um radio mesmo ou uma plaquina direto no pc ? quantos
metros de cabo RGC você está usando nesse cliente ? RGC58, RGC213, ou outro
? já verificou os conectores ?

Como eu disse anteriormente, existem varias variaveis. e sem ver é sempre
dificil apontar algum problema com radio, as vezes vendo já é dificil né.
mas poste + detalhes ai que a gente tenta ajudar onde for possivel.

Ahh quase ia me esquecendo dos testes basicos, como está o ping até cada
torre ? a cada 200 pacotes dá quanto de perca ? como estão os tempos?
oscilam muito(o tempo)? e o ping com carga, como fica ?

de qualquer maneira desculpe a demora em responder

--

WTF ? http://www.geekcode.com

Paulo R. S. Araújo

O Windows Live Spaces já chegou! É fácil criar o seu próprio Web site pessoal.
http://spaces.live.com/signup.aspx