Até onde sei, os formatos podem ser abertos ou não. O ODF, por exemplo, é um
formato aberto (Open Documento Format).

Esses 3 q vc citou especificamente, *acho* que não são. No caso do formato
de audio, um formato aberto seria o Ogg Vorbis (
http://en.wikipedia.org/wiki/Vorbis )

Não conheço alternativas de formatos abertos para os outros dois...

[ ]s

mcg