Tiago,

Seu argumento não difere muito do meu, mas temos que alinhar alguns pontos

2008/5/24 Tiago Bortoletto Vaz <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
> profissionais podem trabalhar remotamente para qualquer organização do
> globo.
>
> Considerando que um conselho teria poder apenas sobre pessoa
> jurídica brasileira, estaríamos então exportando profissionais de
> altíssima qualidade, aqueles sem curso superior, para o resto do mundo.
> Imagina só o Gustavo Noronha [0], o Pablo Lorenzoni [1], o Otavio
> Salvador [2] e muitos outros geniozinhos que conheço impossibilitados de
> exercer seu conhecimento profissionalmente no Brasil. Uma colher de chá

Nesses casos  a criação do conselho  "aceita" como profissional aqueles  que
provarem carreira de 5 ano (eu acho, não sei  o periodo ao certo, mas existe
algo do tipo).

> Com a minha ignorância no juridiquês, pergunto: é possível exercer uma
> profissão em território brasileiro sendo remunerado por uma empresa
> estrangeira sob legislação trabalhista do outro país?
>
> Em tecnologia tudo é diferente e até parece mais complicado :)

Com certeza!

Em todo caso...

Esse debate nunca vai ter fim, pois um lado prega a organização vista de um
ângulo capitalista (Se assim posso dizer...) e o outro prega através da
confiança e ética (Alguns pilares de uma boa sociedade), porém em algum
momento ambos lados vislumbram problemas em sua própria mente e assim tentam
adivinhar o que vai acontecer.
No meu, acho que esse conselho não será de boa valia, pois poderá privar a
liberdade de alguns. Mesmo que essa liberdade seja cessada em detrimento a
"organização" da classe.

Em que questão os integrantes da classe acham que estão sendo afetados?
Salários? Acha que o conselho vai mudar alguma coisa? Oferta e procura!
Simples! Sem falar da ilegalidade, que na escala de inúmeros profissionais
de TI que temos hoje, a nossa capacidade de supervisionar as leis vai ser
novamente deficiente.

Não vejo grandes ganhos com esse conselho. Não que seja argumento para os
males que serão oferecidos.

--
Rafael Gomes
Consultor em TI