Galera,

Vou colocar minha opnião.

Eu acho que o pessoal que acompanha as diversas listas e eventos de software livre na Bahia, ficam tímidos ao participar de eventos como este, porque? Porque assim como eu, sinto que é um grupo um tanto fechado, "talvez" seja por conta de que os profissionais de TI são fechados mesmo e tímidos.

Mas, vemos sempre o PSL como um grupo da UFBA e alguns de fora que estudaram juntos ou não, que são ativistas aqui em SSA e tal, e muitas vezes não dá certa abertura ao pessoal de fora, que estuda em outras faculdades ou que por admiração juntou-se ou quer se juntar ao PSL e ao SL em SSA. Posso estar sendo radical, não sei, mas é como vejo. No ENSL eu e um amigo que também trabalha com SL ficamos até o final no último dia onde Vicente convidou as pessoas para festejar o sucesso do evento em um bar no rio vermelho, mas ficamos com receio de ir, por não ter abertura e tal e acabarmos isolados, em um momento que gostariamos de participar deste grupo e dar uma força na organização do evento, que é um lance que muitos entram por empolgação mas largam quando vêem a demanda de trabalho que se tem e acabam notando que estão se matando para não ter nenhum retorno com isso, apesar de ser completamente ao contrátrio, apesar de não ter o retorno financeiro, se tem o retorno social e é participando de grupos como este que ganhamos visibilidade no cenário.

Então, acho que fica essa mística de que o PSL é um grupo de estudantes e ex-estudantes da UFBA que se juntaram para fazer um movimento pelos ideais que acreditam e por isso o pessoal que simpatiza se sente um tanto excluído. Talvez seja pelo que o Valéssio falou em outro tópico, que o PSL já foi um grupo unido e socializado de estudantes da UFBA e de outras instituições.

Eu particularmente acho que este grupo deveria voltar a se reunir para lutar pelos ideais e pela paixão e meio de sobrevivência que temos em comum que é o SL, e o único grupo "organizado" que tem aqui em SSA - cidade completamente atrasada em termos de TI - para tentar mudar isso é o PSL, então, o que falta para isso acontecer? Será que não deveria acontecer uma renovação? Já que as pessoas que o Valéssio citou, casaram, viraram empresários e não estão muito ligados ao grupo. Será que não deveriamos buscar novos integrantes que sejam ativos e que sejam compromissados com o assunto? Vejo sempre em tópicos aqui que um ou outro como o Rafael Gomes usam o Doodle para marcar alguma coisa mas sempre os horários se desencontram, falta um pouco de esforço não acham? Eu mesmo gostaria de me entrosar neste grupo e ajudar a fazer a diferença, mas não participo pelos motivos que citei acima, então, assim como eu, devem ter muitos.

Fica aqui meu ponto de vista. Espero que o PSL não seja como uma instituição pública onde muitos estão dentro mas poucos são ativos.

Abraços a todos e estou aqui para ajudar a fazer isso acontecer, basta entrar em contato pelo MSN ou celular.

----
Vitor Vilas Boas
Consultor de TI
71 9937.7810