Fabiana goa escreveu isso aí:
> opa galera
>
> to chegando de paraquedas nessa tredi.
>
> Terceiro, a idéia por trás da utilização do termo pirata é de desvincular a
> criminalização uma prática que visa acesso a cultura -- não é a mesma coisa
> que a industria prega, [ o pirata pode ser comparado a um traficante de
> drogas]. Isso é na real uma tática da industria e essa tática que é furada,
> eu luto pelo acesso justo a cultura - mesmo que de massa -  e mesmo que para
> isso precise se usar de artifícios como pirataria de obras.

Se não é a mesma coisa que a indústria prega, não pode ser chamada pelo
mesmo nome ... :)

> Eu assumo todo o risco de lutar pela democratização da informação, assumindo
> que para isso, muitos de nós aqui somos piratas.

Assumir o rótulo de "pirata" ajuda apenas essa mesma indústria, na minha
opinião.

> Também piratas eram aqueles que montavam rádios nos navios depois das 200
> milhas maritmas para não ser pegos pelo estado quando estavam exercitando
> seu direito constituído de expressão :-) pense nisso.

Eles escolheram (ou gostam de) seram chamados de "piratas"?

> Prefiro acreditar, como colocou muito bem o gilfran, que estamos
> desconstruindo um marketing agressivo da industria cinematográfica,  e de
> fato tocar no bom senso de todos que levantam a bandeira da democracia
> direta, da informação responsável, da generosidade intelectual e do
> compartilhamento.

Se alguém é rotulado com um termo pejorativo, vestir a carapuça
assumindo o rótulo e tentar desconstruir o seu sentido pejorativo ("sou
pirata sim, e daí? Isso não é tão rium quanto você pensa") é bem menos
prático do que não aceitar o tal rótulo ("compartilhar informação e
conhecimento não pode ser associado a pirataria!").

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro