Oi cortei a mensagem porque tava muito comprida, mas em resumo, você tem
razão sobre isso.

Modificamos o titulo do post remetendo as chamadas ao cursos e ao debate
sobre direito autoral, a iniciativa se mantem a mesma basicamente - cursos e
debates.

Fico contente que se iniciou o debate sobre pirataria e sobre um melhor
entendimento das leis acerca da propriedade intelectual, o objetivo não é
ser subversivo e sim educativo.

Se não é a mesma coisa que a indústria prega, não pode ser chamada pelo
> mesmo nome ... :

Entendo que é um nome atribuído a um crime mesmo que o projeto não faça
referencia a atitude de utilizar indevidamente uma obra e sim, para
desatrelar a propaganda da cultura com a das drogas e das armas.  No fim das
contas, estamos participando deste debate. Além disso, é legal se esse
entendimento for democratizado, e nisso a popularização do termo pirata pode
até incentivar esse entendimento ou uma sensibilização ao entendimento,
afinal, até as crianças se vestem de pirata no carnaval :-)

> Se alguém é rotulado com um termo pejorativo, vestir a carapuça
> assumindo o rótulo e tentar desconstruir o seu sentido pejorativo ("sou
> pirata sim, e daí? Isso não é tão rium quanto você pensa") é bem menos
> prático do que não aceitar o tal rótulo ("compartilhar informação e
> conhecimento não pode ser associado a pirataria!").

É, não era bem isso, a idéia não era falar, sou pirata sim e dai, e sim,
provocar para o sentido de compartilhamento de informações pela rede,
desconstruir o sentido criminal que as pessoas muitas vezes desconhecem e
adquirem um produto "pirata" por estimulo de massa apenas. Mas concordo com
você. Em essencia o projetot se mantem o mesmo, mas modificamos o nome
conforme sua sugestão.

Tem outros fatores envolvidos, tipo, vamos preferir conteúdos abertos,
livres? Vamos valorizar produtores locais, independentes? E vamos aprender a
licenciar obras? A questão nunca foi, vamos piratear, e sim, vamos
compartilhar.

Estão todos convidados para o debate. Eu estou organizando o espaço e
mandarei em seguida o convite.

abraço  a t...@s