Será que vcs não percebem que esses comentários são um retrocesso?

Reflexão: como seria a reação geral (de homens e mulheres) no caso de
> um evento/programa de TI "só para homens"?

Putz, quantos eventos (de TI) eu já fui que só tinha homem?

> No mínimo seria de repúdio, tal ato seria considerado "machista".
> IMHO, um "somente para mulheres" é tão excludente e ruim quanto um
> "somente para homens".

Excludente não, esse é o problema, medidas reparatórias são criadas para
equalizar e não para excluir. Criar um espaço para que as mulheres sejam
introduzidas em ambientes tipicamente masculinizados não é excluir, é
agregar.

> Provavelmente minha opinião é essa porque eu nunca presenciei uma cena
> de discriminação contra uma mulher em TI, o que me leva a supor que o
> motivo principal para a baixa participação não é esse.

Bom, se você não presenciou então sugiro prestar mais atenção nas mulheres
que estão a seu redor. Converse com elas, pergunte o que incomoda, preste
atenção nas suas próprias falas, nas piadas, no ambiente que as mulheres
acabam frequentando no cotidiano. A violência é silenciosa meu amigo, mas é
tão brutal quanto um soco no olho

> Meu palpite é
> questão de afinidade: estatisticamente elas preferem ouros mundos.

Nem vou comentar tá brother? Só acho bem legal a gente pensar antes de
falar, senão continua reproduzindo besteira. Estatisticamente? Quem disse, o
IBGE garante que as muié gostam mais de fazer feijão pro marido?

> Se
> a preferência se dá por alguma barreira ou imposição, aí um evento "só
> para mulheres" faz sentido, mas não creio que seja o caso. Talvez as
> idealizadoras do evento já tenham presenciado várias cenas de
> discriminação....

pelo sim, pelo não --> uma tautologia vazia explica tudo !

> Enfim, apenas minha opinião para contribuir com a discussão. E nada
> contra as pessoas que achem eventos assim legais ;)

thanks

> [ ]'s
> Gilmar

> espaço