Oi,

On Mon, Sep 25, 2006 at 12:07:33AM -0300, Luriel Santana wrote:
> Eu não entendo até hoje o porque dessa falta de integração (contradição com
> o proprio nome da lista), onde visivelmente se tem discriminação entre
> usuários de distribuições diferentes, acho que se o Cristiano usasse Debian
> o foco da conversa seria diferente, já teriam ajudado ele a encontrar a
> melhor licença para seu material.

Você poderia apontar onde você viu discriminação nessa thread? Eu não
consigo ver. E também não sabia de qual distribuição ele era usuário.
Mas isso definitivamente não faria diferença nessa discussão.

> O mais importante foi a iniciativa de fazer o material e a disposição para
> divulgar com intuito de ajudar muitas pessoas no estudo do Linux.

Ninguém disso o contrário. Se não achassem importante não responderiam o
email dele. A única coisa que vi foram pessoas tentando explicar que ele
estava fazendo confusão com o que é software livre, reduzindo algo a
"deixar meu nome lá, já que estamos falando de SL...". Além disso,
tentaram sugerir algumas licenças para ele usar, explicaram o que a CC
não é, e sugeriram que ele leia a licença e decida se é aquilo que ele
quer pra documentação dele.

> Fico triste cada vez que vejo em listas de discussão, foruns, ou até mesmo
> em festivais e palestras de Tecnologias Livres, essa briga sem nexo algum, é
> pior que a luta entre Software Livre X Proprietario, em muitas vezes vejo as
> pessoas gastando energia para discutir quem eh mais livre , ou qual
> distribuição é melhor do que outra.

"quem é mais livre" e "qual distribuição é melhor que outra" são
duas frases que eu colocaria numa lista de "como não começar uma
discussão". A generalidade dessas sentenças só podem terminar em
argumentos vazios. Mas se isso for colocado como "essa licença é ou não
compatível com a definição de SL da FSF" ou "qual dessas distribuições
tem tido maior preocupação com usabilidade/segurança/atualização/etc"
nos últimos anos..." por exemplo, talvez a gente consiga chegar em algo
útil.

> Eu sinto o software livre como uma ideologia de libertação , de igualdade e
> colaboração, e como um otimo instrumento de integração entre pessoas de
> classes, raças, idades, ideologias diferentes.
>
> Estou escrevendo isso aqui por presenciar varias pessoas que tem interesse
> em participar das comunidades mas percebem o quando existem "panelinhas"
> fechadas que não estão abertas a ajudar nem entres eles mesmos :( .

Infelizmente isso existe em todo lugar. Geralmente quem tá de fora chama
de panelinha, quem tá 'de dentro' chama de grupo com afinidades
semelhantes. Se o que define 'panelinha' é o fato do grupo ser
'fechado', eu queria quer você apontasse onde estão as barreiras, a
começar por essa thread, que eu não vi outra coisa senão ajuda.

> Fica ai meu "protesto" contra esse paradoxo.
>
> VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Viva. <provocando>mas que o Debian é melhor, isso é :)</provocando>

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz
0xA504FECA - http://pgp.mit.edu