Em 01/09/2006, às 03:12, Marcelo D'Elia Branco escreveu:

lugar em Cuba...nao há restriçoes a nao ser a econômica.

Há alguns anos a então editora-chefe da Software Development norte- americana (a revista, a editora-chefe na época eu acredito q era canadense) descreveu uma visita q ela fez a Cuba. Foi interessante, pois o viés dela, no final das contas, era bastante positivo em relação ao q ouvimos no norte-americano médio em geral. Na hora em q li seu depoimento, lembrei na hora de algo q ela escreveu: q realmente havia muita pobreza, mas, até aí, não havia muito o q comprar (em termos de consumo supérfluo) e q, por outro lado, todos tinham acesso a saúde, educação, etc. O mais interessante foi q, lá pelas tantas, ela disse q, no geral, tinha sentido q o povo cubano era bastante "feliz", "alegre", etc, ainda q muitos discordassem do regime e tal.

Desnecessário dizer q ela (a editora-chefe da Software Development) foi praticamente crucificada na sessão de cartas da revista na edição seguinte . . . :-)

Acontece que o que elas ganham com uma trepada pode ser mais do que elas
ganham em um mês trabalhando como odontólogas...isso por causa da
diferença entre o valor do dinheiro cubano e o estadusunidense e a
diferença entre o poder aquisitivo do turista e do cubano.

Então ninguém se prostitui por "necessidade", digamos. Seria mais para ter um "extra"? Vc observou isso por lá?

Os cubanos nao precisam de dinheiro pra morar, comer, comprar remédios e

Mas, até aí, o local para morar, a qtd de comida, etc é tudo regulado pelo Estado, certo? Ou há liberdade para definir onde a pessoa vai morar, qual a qtd de comida a q terá direito, etc?

Particularmente, acredito q ainda precisa surgir uma regulação efetiva q consiga equilibrar até onde o Estado tem de interferir e até onde eu posso ir sem prejudicar o bem comum.

Mas, como vc disse, a discussão começa a ficar muito OT e a falta da cerveja pra acompanhar o papo começa a prejudicar o fluxo natural das idéias... he he he he

:-)

[ ]s,