Em 26/02/2007, às 23:03, Pedro A.D.Rezende escreveu:

Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:
 muita coisa rolou nesse rio cyber-espacial nas
últimas décadas para tornar a Gde Rede o q ela é hoje. E algumas vezes isso envolveu tecnologias proprietárias.

Não fuja, enumere tres.

Ok. De pronto me vieram à cabeça 5 tecnologias/produtos q nasceram proprietárias (e ainda o são em alguns casos), mas q IMHO tiveram impacto em tornar a rede esse Leviatã 2.0 q temos hj:

(1) Java Applets ("the network is the computer")

(2) P2P (as primeiras gerações usavam protocolos proprietários - Kazaa e o FastTrack -, ou eram proprietárias como um todo - vide Napster).

(3) AJAX (os primórdios do q viria a ser o q chamamos hj de AJAX vieram de implementações proprietárias no IE)

(4) Quase todos os formatos de vídeo online (RealPlayer - q nasceu proprietário; WMV; e mesmo o Flash do YouTube - q não é bem vídeo, mas acabando passando por tal).

(5) VoIP (embora o protocolo em si não seja proprietário - salvo engano -, foi o cliente proprietário Skype q colocou o uso de VoIP em outro patamar)

O número (1) pode ser controverso, mas por um bom tempo foi apontado como o futuro da computação "remota" na Internet. Quem realmente mudou a questão foi o número (3), q, por sinal, é base de quase todos os pacotes de escritórios online (q prometem ser TNBT).

O número (2) e o (4) são a base do q será a distribuição de conteúdo para entretenimento no século XXI. Estou pra ver o dia em q o YouTube vai usar theora ou ogg.

O impacto do número (5) é evidente, dada a natureza disruptiva da tecnologia.

Agora, NOVAMENTE, vamos deixar claro uma coisa: não estou aqui diminuindo ou achando q sem a base livre da Internet ela teria se tornado o q é hj. Estou apenas lembrando q em algumas instâncias tbém houve a introdução de conceitos inovadores implementados de forma proprietária.

Porém, se existe aqui a crença de q tudo o q existe de relevante no mundo de TIC é apenas o q é livre, então não haveria razão de tanta luta para implementar alternativas livres a produtos proprietários, já q eles seriam "irrelevantes".

[ ]s,