Em 27/02/2007, às 10:13, Pedro A.D.Rezende escreveu:

( . . . ) Para vestir de importância o que andou lendo para o seu recente estudo? Ou para dar munição a quem precisa legitimar o neocolonialismo nas TIC, através da grilagem do mundo das idéias com o radicalismo medieval das patentes de software, sob o pretexto de que "o mundo é assim"?

( . . . )

( . . . ) é a ação que cabe aos peões no jogo da legitimação dos esquemas mafiosos sustentados por patentes sobre idéias, enganchados juridicamente numa pretensa necessidade social de inovação, para encastelar o monopolismo na evolução e no mercado das TIC.

( . . . )

A esperteza que veste esse tipo de discurso me parece, até onde alcança o meu horizonte, um tanto imprudente, para não dizer tola, a quem esposa os valores presumidos nos objetivos desta lista.

A menos q minha capacidade de interpretação de texto tenha se tornado muito canhestra, fui "acusado" de tentar "inflar" a importância do q estudei; ser "peão" dos q defendem patentes "intangíveis"; e de ser um "tolo imprudente"...

Com todo o respeito, apenas apresentei algumas idéias q me ocorreram em função de outra discussão onde era dito q SL era necessariamente mais inovador q SP. Como não tenho SL como religião dogmática, questionei essa afirmação e tentei apresentar fatos q servissem de base à minha opinião, já q muitas vezes são feitas afirmações aqui q carecem de base maior do q a crença de quem afirma - ou apresentam somente um lado de questões complexas.

Acredito piamente q é possível debater idéias sem cair em ataques pessoais ou passar perto disso, questionando mais meus "propósitos" e, digamos, "orientação ideológica" do q propriamente o q eu escrevi. Se não for possível, e somente idéias q necessariamente saúdem o SL como um modelo perfeito e livre de arestas sejam aceitas aqui, por favor, me avise q eu caio fora deste ambiente e deixo de pertubar os srs.

A grande batalha hoje não é uma competição entre modelos, por qual inova mais, é por padrões e formatos, entre livres e escravizantes. Ali, cada modelo vai mostrar verdadeiramente a que e a quem serve. Ali, a farsa duma pretensa bondade intrínseca da inovação pela inovação perderá sua máscara. E aqui, o discurso que confunde o objetivo da batalha só serve para ofuscar essa queda.

Concordo com a questão da batalha dos formatos, e até acredito q boa parte da "simpatia" de empresas como a Sun ao SL venham desta questão (e não necessariamente da paixão pelas 4 liberdades do SL).

Qto à inovação, eu realmente acredito q seria possível dentro do modelo do SL explorar novas formas de desenvolver produtos e serviços q não são contemplados (e nunca serão) no mundo proprietário. Talvez a analogia q eu procure seja o walkman da Sony. Foi um produto q saiu do nada, sem pesquisas de mercado (até pq não havia um mercado formado para ele), sem estudos de grupos focais, sem nada além da visão do Morita e de seus companheiros mais próximos. Contudo, ele criou um mercado, redefiniu a forma como as pessoas escutam música e ainda gerou filhotes diversos através de inovações incrementais.

Penso q o SL tbém pode ser assim, gerando novos mercados e tornando obsoleto o mercado atual de SP, ao invés de se limitar a roubar fatias maiores ou menores do mercado estabelecido de softwares proprietários. Não vejo em q isso diminui a importância do SL ou serve aos interesses de grupos adversários ao mesmo.

Qto às inovações a partir da década de 90, simplesmente quis dizer q as últimas décadas parecem ter sido dedicadas à "reimplementação da roda proprietária". Como vc bem lembrou, o nome do jogo é "controle". Realmente não tinha levado o pensamento para essas bandas, talvez pq me limitei a pensar no conhecimento pelo conhecimento, sem ir adiante nas conseqüências ou intenções primeiras dos envolvidos. Porém, mantenho q uma das melhores formas de "tomar o controle" da situação é atacar o inimigo onde ele não espera ser atingido, o q IMHO só pode ser feito através de inovações q passem ao largo do mercado proprietário tradicional.

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a