Cláudio Sampaio wrote:
Agora que "mudei" para o campo da biologia estou muito preocupado com essa "lavagem cerebral" que você menciona, bem visível no meio acadêmico. O INPI está promovendo muitas palestras na Unicamp para convencer as pessoas que patentear tudo o que tiver em sua produção científica é o "certo" a fazer.

Até a lei mudar, eu acho que é, se não o certo, o sábio.

Se você é dono da patente de um determinado processo, molécula ou qualquer outra coisa que possa ser protegida, passa a controlar o uso dela.

Só o dono da patente pode, por exemplo, decidir como sua invenção vai ser usada.

E, do jeito que a lei está, se você não fizer, alguém sempre acaba fazendo.

Outro dia estava me perguntando se a melhor forma de se provocar reformas no sistema de patentes não seria, paradoxalmente, se tornando um patent-troll. Isso criaria custos arbitrariamente altos para players selecionados (você não é obrigado a defender a patente de todos os violadores) sem a possibilidade de contra-ataques (porque um bom patent-troll não tem produtos)