To: Projeto Software Livre BRASIL
Sent: Monday, February 25, 2008 5:55 PM
Subject: Re: [PSL-Brasil] [OT?] Fw: Distribuição do livro "O Segredo" em blogs, e-groups...

Caros, meus 2 cents:

Diante disto, minha pergunta é: suponhamos que todos os livros sejam Creative Commons, com preservação de autoria, com livre cópia sem alteração e sem fins comerciais. Como os autores vão sobreviver se, diferentemente de uma banda de rock, o trabalho deles é **justamente** escrever, ou seja, não há como o autor fazer uma apresentação ?

Quando eu comecei com a eletrônica, na década de 1960, os esquemas dos circuitos vinham colados no chassi do equipamento. Alguém lembra disso? Era básico ter aquilo pra poder fazer reparos. Isto foi antes de eu começar a tocar guitarra ...

Então os japoneses começaram a copiar os esquemas e produzir com preço bem mais baixo (rock and roll?). Não se falava em Copyright. Mas em pouco tempo toda a indústria já estava usando o tal esquema e o equipamento passava a valer apenas o material de que era feito: comodities. Garantir o lucro então passava por lançar o produto a bom preço e faturar antes de virar coisa que todo o mundo já tem, afinal quando todos já tem não vou conseguir vender ... :P

Hoje todos tem o IPod Nano (uai, eu não tenho...) e caso não haja dinheiro pra comprar o da Apple, podemos comprar o similar idêntico "made in Taiwan", que é vendido nas lojas de departamento (isto não é exatamento free software, mas mal comparando é um exemplo). Mas veja, eu quero o Nano legítimo porque é bem melhor, mais chique e mais caro. E quando eu tiver meu Nano de verdade vou copiar todos os mp3 do meu colega (isto é ilegal?) e copiar lá. Ah! E os meus sobrinhos estavam me pedindo o "Dark Side Of The Moon" em mp3!!! Vou aproveitar pra colocar tudo no meu Nano (isto é ilegal?) e depois envio pra eles pelo P2P(isto é ilegal?).

Aliás, alguém aí tem uma cópia em PDF do Programming Perl, terceira edição, do Larry Wall, pra eu disponibilizar pros meus alunos? (isto não é legal? Eu pensei que eu fosse um cara legal!!!)

Abração!
Cordialmente,
Ricardo Filipo
Mito-Lógica design e soluções de comunicação
[EMAIL PROTECTED]
(11)3722-3110