On 13-06-2008 10:40, Marcelo Akira wrote:
> On Thu, 2008-06-12 at 15:36 -0300, Marcelo Akira wrote:
[...]
> [...]
>
> Quando vou baixar algum software da lista, o site do Debian sugere isso:
> "You should be able to use any of the listed mirrors by adding a line
> to your /etc/apt/sources.list like this:
> deb http://ftp.de.debian.org/debian etch main non-free
> "
>
> Surgiu algumas dúvidas que gostaria que fossem respondidas pela lista,
> para ver a necessidade de elaborar outra contra-resposta para o Brett
> (que assumiu o tíquete) e responde oficialmente pelo projeto GNU:
>
> Todos esses softwares são realmente livres, apesar do nome nonfree?

        Ahhh, "todos" é um conjunto um tanto quanto grande. Talvez
respondendo pela forma como os repositórios são organizados facilite:

main: software que atende a DFSG.
contrib: software que atende a DFSG mas depende de software que não
         está no main, ou seja, pode ser que dependa de software no
         contrib, no non-free ou não empacotado, dependências tanto
         de instalação quanto de compilação.
non-free: software que não atende a DSFG mas é passível, no mínimo,
          de redistribuição.

        Então itens no non-free não atendem a DSFG e provavelmente
não atendem alguma (ou algumas) das quatro liberdades.

        Eu não me lembro de itens que não atendam à DSFG e que
atendam às 4 liberdades, exceto para a separação que a FSF faz
para mídia (imagens, sons), documentação e software e que o
Debian considera como sendo seqüências de zeros e uns e portanto
software. :)

> Faw, pelo que foi mostrado, parece ser fácil obter software não-livre
> do Debian, não preciso escafunchar muito :-(

        Ahhhh... ninguém falou que não era, o non-free não é
oferecido na instalação e não há mecanismos que ofereçam isso
de outras formas, mas ele é um repositório funcional, se você
procurar por ele vai aparecer como ativá-lo, dificultar ou não
a obtenção está longe de ser o ponto da discussão, o mero fato
dele existir já é razão para a FSF não recomendar o Debian, o
que não minha humilde opinião faz todo o sentido já que é
fundamental para a FSF evitar confusões (embora algumas pessoas
pudessem mudar o tom ao tentar fazer isso).

        É interessante divulgar informações de outras pessoas
da FSF para que as pessoas saibam que muita gente reconhece,
admira e respeita os esforços do Debian em prol do Software
Livre.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)