On Jun 15, 2008, "Ricardo Bánffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> OK. Se o exemplo foi ruim (foi mal - eu estou usando software livre e
> não sabia), podemos providenciar outro com relativa facilidade.

> O pecado do Debian é não tornar apropriadamente miserável a vida de
> quem quer usar o JDK da Sun

IcedTea é o JDK da Sun, Livre, aprovado nos testes da Sun, e já tem
distros que o distribuem sob o nome OpenJDK.

> o kqemu,

Não conheço problema algum com este aqui.  Por que você o qualifica
como não-Livre?

> o ezmlm, o qmail

http://cr.yp.to/qmail/dist.html

ezmlm estava sob a mesma (não-)licença que o qmail antes, em que o
autor principal argumenta que qualquer um tem o direito (em algumas
jurisdições) de executar, inspecionar, modificar e distribuir patches
para qualquer programa, tentando dar a entender assim que qualquer
programa é Livre.

Não é bem assim e ele próprio faz menção a "desde que você não
distribua o programa".
http://cr.yp.to/softwarelaw.html

Distribuindo-se o programa sem permissão explícita para tanto, fica-se
à mercê do humor do titular de direito autoral, a ponto de que a
ausência dessa permissão (mesmo que às vezes pareça ser intenção do
autor permiti-la) seja considerada como desrespeito à liberdade #2.

> ou que precise desempacotar algo que um sempista empacotou com o rar
> ou lha.

Putz, ainda não existem desempacotadores rar e lha Livres ainda? :-(
Parece que eu ouvi falar que havia algo pro rar (ainda que não o
unrar, que é não-Livre mas etm código fonte disponível).  Sobre o lha,
não sei.

> Melhor assim?

Não muito :-)

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/