2008/6/30 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <[EMAIL PROTECTED]>:

> O kov não está realmente apoiando uma implementação de DRM. Na verdade ele
> está estabelecendo requisitos. Como o Alexendre colocou (e o própiro kov
> confirmou), estes requisitos são impossíveis de se implementar.

Ok, e eu só estou colocando que a justificativa legal é a mesma que é
dada para qualquer outro objeto. Não é a legislação ser diferente em
cada país que impede a implementação, esse argumento é falho, pois se
fosse assim, eu podia dizer que por me entupir de maconha e outros em
Amsterdam, eu poderia fazer isso no Brasil.

> Logo, esta é uma forma sutil e embasada de "oposição", através do
> estabelecimento de obstáculos intransponíveis (e isto só é percebido depois
> de várias tentativas de implementação).

Sim e não. O fato de falhar na forma tecnológica, não retira o falor
legal da questão. O problema é que, em breve, para controlar este tipo
de coisa, é capaz de entrarmos na mesma situação que a China, e que
conteúdos que são proibidos aqui serão filtrados por proxies colocados
nos Backbones do país. Então veja que não há tanta barreira
tecnológica assim, é apenas que a idéia de implementar algo assim nos
lembra a época de ditadura e censura da história brasileira, e por
isso mesmo não deixaríamos acontecer novamente. Mas em outros países,
como a "terra da liberdade", este tipo de prática se tornou comum, e o
conteúdo é sim filtrado o tempo todo. Para eles, impor o DRM através
de um mecanismo de filtro nas redes telemáticas, não seria nenhum
problema.

> Exemplo: este final de semana eu descobri que plantar bananeira enquanto se
> diz uma frase aleatória[1] (mesmo que curta) para obter material licenciado é
> bem mais difícil que pagar por ele. Das três uma: ou eu encontro uma muda de
> bananeira para plantar, ou abandono o kick boxe e entro para a capoeira, ou
> vou ter que recorrer a efeitos especias.

Acho que vc andou por Amsterdam esse final de semana... :-D

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
[EMAIL PROTECTED]
(61) 9975-0883