2008/7/31 Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>

> Infelizmente, não é bem assim... Os indivíduos, se fizeram a alteração sob
> encomenda, não são os detentores dos direitos autorais da alteração feita.
> Assim, se o órgão não for redistribuir o binário, pela própria GPL ele não
> tem a obrigação legal de devolver o que foi desenvolvido sobre. E como o
> direito não é do desenvolvedor, ele também não pode submeter as alterações
> feitas.
>
> A discussão sobre isso seria enorme, pois há muitas barreiras existentes no
> modelo legal atual...

Desculpem, mas antes que alguém venha questionar, apenas vou
apresentar o embasamento legal para isto:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9609.htm

"Art. 4º Salvo estipulação em contrário, pertencerão exclusivamente ao
empregador, contratante de serviços ou órgão público, os direitos
relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante
a vigência de contrato ou de vínculo estatutário, expressamente
destinado à pesquisa e desenvolvimento, ou em que a atividade do
empregado, contratado de serviço ou servidor seja prevista, ou ainda,
que decorra da própria natureza dos encargos concernentes a esses
vínculos."

MAS!!! Tem este item que eu gosto, porque como acabamos fazendo muitas
libs para poder trabalhar com muitas "coisinhas", pelo menos as libs
são minhas, já que a maioria acabo desenvolvendo fora daqui mesmo.

"§ 2º Pertencerão, com exclusividade, ao empregado, contratado de
serviço ou servidor os direitos concernentes a programa de computador
gerado sem relação com o contrato de trabalho, prestação de serviços
ou vínculo estatutário, e sem a utilização de recursos, informações
tecnológicas, segredos industriais e de negócios, materiais,
instalações ou equipamentos do empregador, da empresa ou entidade com
a qual o empregador mantenha contrato de prestação de serviços ou
assemelhados, do contratante de serviços ou órgão público."

Minha única dúvida é: se corrijo um bug em uma lib minha feita fora
daqui, o código que corrige o bug é do empregador?

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
[EMAIL PROTECTED]
(61) 9975-0883