2008/7/31 Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>:

> Infelizmente, não é bem assim... Os indivíduos, se fizeram a alteração sob
> encomenda, não são os detentores dos direitos autorais da alteração feita.
> Assim, se o órgão não for redistribuir o binário, pela própria GPL ele não
> tem a obrigação legal de devolver o que foi desenvolvido sobre. E como o
> direito não é do desenvolvedor, ele também não pode submeter as alterações
> feitas.
>
> A discussão sobre isso seria enorme, pois há muitas barreiras existentes no
> modelo legal atual...

Como já foi dito cabe uma negociação mas acredito que deva partir da
pessoa implementadora, nem sempre um gestor se atenta para essas
questões como contribuição com a comunidade e etc, um argumento
interessante a ser usado seria a questão da facilidade de se manter
essas modificações, porte para novas versões, incorporação de novas
features que nós sabemos se torna mais fácil caso essas modificações
sejam aceitas e aplicadas nos projetos upstream.

Aproveito para re-salientar que essa articulação deveria partir do
implementador até porque o implementador já deve estar preparado para
desenvolver suas modificações de maneira que sejam de fácil aceitação
pelos projetos upstream seguindo seus padrões de implementação etc etc
etc. Não adianta modificar e depois querer que sejam aceitas de
qualquer maneira, a articulação com os projetos e comunidade de
desenvolvimento do software é muito importante também.

Meus 2 centavos.

--
Dorileo