Tem uma certa razão Ricardo.

Eventos são de quem os patrocina, em primeira instância. O que fazemos é abrir espaço do evento para comunidade. Sendo mais específicos, aos projetos. Comunidade é um termo que para alguns nem eu faço parte, porque programei menos que mil linhas de código em toda a minha vida.
Se a Itaipu tem uma preocupação com GeoProcessamento, a Latinoware vai tratar desse assunto, como fez em 2008, e com software livre. Sempre tem uma relação entre o interesse do patrocinador e do Software livre.
A Latinoware é um evento de software livre, que dialoga com outros interesses. Até porque, çpor exemplo, no caso da Itaipu o negócio dela não é informática, e sim energia elétrica.

Mas com a Latinoware conseguimos por exemplo que a Itaipu inclua o expresso e o BrOffice no SAP. Isto é muito mais importante para o software livre do que se tem ou não uma palestra da Microsoft ou da Oracle.
Tem alguns eventos que envolvem mais ou menos a comunidade. A Latinoware está aberta a este envolvimento.
Mas não temos um padrão software livre de eventos. O FISL tem uma política, o ENSOL outra, Fortaleza outra, e assim vai. São conjunturas diferentes, locais diferentes. O importante é que somos uma rede impressionante de eventos de software livre. E isto começo com o FISL e cresceu muito de 2003 para cá.

Eu avalio, e não só eu, que todos nossos eventos são dependentes de financiamentos, e muito de financiamento estatal. O que eu, particularmente, não tenho nada contra. Mas é salutar para o Software Livre buscar outros interlocutores, algo pesado como o PAC, do setor de mineração, metalurgia, automotivo e cooperativas agrícolas. Sem contar o setor bancário, que exporta software brasileiro e proprietário, que se interessar por software livre, como a gente trata?

Como se diz muito no interior do Paraná:
Nem tão alto pra roçar, nem tão baixo pra carpir.

Julian Carlo Fagotti

CELEPAR - informática do Paraná
Assessoria para Assuntos Institucionais
e Relações com a Comunidade