Olá pessoas,

2009/1/21 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Em outras palavras, você defende uma forma de escravidão por dívida.

No Brasil, quando você faz doutorado em outro país financiado com verba
nacional (CNPq) você é OBRIGADO a voltar para o país e passar um certo tempo
dando esse retorno, não financeiramente, mas através contribuição
intelectual e etc. Agora vamos dizer que o Brasil está errado? Eu não acho
que esteja, muito pelo contrário

Você tem a opção: Escolha não ser subsidiado pelo governo... É muito foda
você mamar no governo enquanto lhe é conveniente, depois que conseguiu
chegar em certo ponto "Falou camaradas obrigado por tudo, mas já consegui
muito com a verba/edução/investimento de vocês e agora quero só o meu!"...
Não existe uma relação muito EU aqui? Será que precisamos pensar somente no
nosso umbigo?
Já que vocês gostam tanto de exemplo: Um jovem é contratado pela Nike, ela
investe na minha carreira e depois que ele está na seleção brasileira
fazendo vários gols (com direito a babação do Galvoão :P), ele pega e vai
para a Mizuno, huuuu que vai ser simples viu.
É como o copyleft, não podemos fechar o que o coletivo contribuiu.

Agora é extremamente complicado a inversão das coisas, pois quando o Rafael
usa um argumento "caso específico" como a violência no Rio de Janeiro (o que
para mim é consequência direta do sistema, mas isso já é outro tópico) ele
usou a diagonalização, mas eu poderia dizer que o caso dos Boxeadores é
também um caso específico (não acho que seja).

Não defendo o modelo de governo de Cuba (Não gosto do Stalinismo), mas que
lá eles têm muitas vantagens frente a gente, de fato eles têm (Você já
ouviram falar em trabalho voluntário no Brasil? Já ouviram falar de um
médico foi cortar cana no domingo para ajudar na economia? Antes que outros
digam, não não é obrigatório...). Como diria um amigo "é fácil exaltar as
mazelas de Cuba, mas difícil mesmo são as pessoas reconhecerem os milhares
de avanços que tiveram lá mesmo com o embargo criminoso dos EUA".

Glaúber: "O mais bacana é que começa séria"... Onde é que começou séria? :-P

Quanto a questão de debate de idéias, ele não deve ser para convencer o seu
debatedor, mas sim convencer a "platéia". Por exemplo: Não acho que irei
convencer o Glauber, o Ruoso, o Bruno e outros que o Softwae Livre não é
compatível com o Capitalismo, mas talvez alguém que esteja acompanhando
possa concordar, ou não, comigo. A questão de fundo no debate na lista é
amadurecer politicamenteo o psl-brasil, mas acho que as vezes metemos os pés
pelas mãos e etc. Talvez poucos estejam falando e talvez vários estejam
acompanhando (ou já cansaram :P).

Abração,
Roberto Parente