2009/2/25 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:

> Fica claríssimo que você não entende o ideal do Software Livre.

Me pergunto se você ainda não entendeu o poder coercitivo da lei.

Prefiro guardar minha desobediência civil para coisas mais importantes
do que o último disco do U2.

> As licenças de Software Livre são meios de anular os efeitos daninhos da
> implementação vigente do direito autoral.  As licenças valem para que,
> nesse contexto daninho, o Software se torne Livre.

O copyleft subverte o uso mais comum do copyright, mas se baseia nele.
Aí está o brilhantismo da solução. Sem copyright, copyleft não existe.

> Eu não tenho a menor idéia do que você está defendendo.
>
> Eu defendo as 4 liberdades para obras funcionais, como software.

Mas obras "disfuncionais" (como música, filmes ou livros) então não
merecem qualquer forma de proteção? Curioso isso.

> Ou seja, as liberdades que defendo e a filosofia que eu defendo não têm
> a ver com direito autoral, como você parece supor.

Sem direito autoral, a GPL, por exemplo, não tem dentes.

> O respeito às liberdades passa por uma conscientização social de
> rejeição ao desrespeito às liberdades essenciais (na mesma linha da
> atual rejeição da idéia de escravidão), como forma de induzir quem hoje
> escolhe desrespeitar essas liberdades a que passe a respeitá-la, se não
> por questões éticas (de não causar dano ao próximo), por questões
> econômicas (se ninguém comprar produtos que desrespeitam o cliente, a
> "remuneração" só vai aparecer para produtos que respeitem).

Vale conscientizar à força? Porque é isso que vocë defende, copiar e
pronto, sem questionar a vontade do artista cujo trabalho voê copia.

> Se você acha que direito autoral, como implementado hoje, é algo além de
> um empecilho para as liberdades das pessoas sobre obras culturais e
> funcionais, se acha que o copyleft é um ponto fundamental da ideologia
> do Software Livre, você não entendeu nada :-(

Direito autoral existe para garantir o incentivo econômico para a
criação das obras. Se encontrarmos uma outra forma de incentivá-lo,
ótimo. Mas você não está apontando soluções.

> Ninguém está pedindo pra você não cumprir as leis.
>
> Ainda dá pra ter algum respeito pelo próximo sem descumprir as leis.

Não se o que se defende é o desrespeito à vontade dos músicos.

> Mas que já há uma porção de leis injustas, compradas por interesses
> mesquinhos antagônicos aos da sociedade que institui as leis, isso há.
> É para combater essas leis que a sociedade precisa se unir.  Há várias
> maneiras de combatê-las.  Só algumas delas envolvem desobediência civil.

Concordo com você, mas o debate precisa ser construtivo. Pregar o
desrespeito às leis não ajuda a chegar a uma solução.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com